Coerência

Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.João 14.6

Em uma sociedade onde relacionamentos são funcionais, nada mais “justo” do que algumas pessoas se aproximarem de você pelo que passa a fazer por elas e outras se afastarem pelo que você deixa de fazer. Muitos poucos estão aos seu lado por quem você é. Estes não se afastam de ti por causa de suas incoerências.

Certa vez Jesus disse a pessoas incoerentes que passaram a entender quem Ele era: E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. João 8:32. Estes tinham verdades “absolutas” muito próprias e julgavam-se capazes de avaliar o caráter de outrem. Considerando que o outro é um conjunto de experiências pessoais muito particulares, um somatório de percepções individuais, podemos considerar cada um de nós detentores de “verdades próprias”. Tal avaliação só me ajuda entender algo a respeito de mim mesmo: A minha verdade só é coerente para mim mesmo.  Na sua divina sabedoria e ensino Jesus alertou os seus discípulos com o seguinte ensinamento: “Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.” Mateus 7:1-2. Nós somos incapazes de compreender o movimento que Deus faz para mudar o coração de cada um.

Por fim, eu conclúo que a unica verdade absoluta em um mundo de relacionamentos relativos é a verdade de Deus, apresentada em Jesus Cristo. Ela é capaz de libertar-nos de nossa incoerência e apontar as nossas percepções para o que faz a multiforme graça de Deus na indentidade de cada um. Você, eu e todos nós somos diversos em acertar e errar e passíveis de faze-lo, mas isso não me da direito de lhe julgar aonde esta errado, entretanto alertar-nos de nossos erros e  apontar a solução libertadora que Cristo tem para as nossas incoerências.

A máxima da coerência da vida cristã resume-se no seguinte ensinamento de Jesus: Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno”. Mateus 5.37. Jesus é a verdade absoluta de Deus! Sejamos coerentes na verdade Dele pois é a única que nos alinha com o coração do Pai.

Anúncios

Um pensamento sobre “Coerência

  1. Muito bom!
    Um texto coerente sobre o pecado da incoerência.
    Que nos conserve na verdade de Jesus Cristo.
    Deus te abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s