Inimigos domésticos

“os inimigos do homem serão os da sua própria família’.” Mateus 10:36

As pessoas que mais amamos são as que mais nos deixam vulneráveis porque acabam conhecendo as nossas incongruências mais profundas.  Não há como conviver amando  sem baixar nossas defesas e cultivar a liberdade de expressão com gentileza, sabedoria e discernimento.

O padre e psicólogo John Powell em um de seus livros escreveu o seguinte:  “Quaisquer que sejam os meus segredos, lembre-se , quando eu confio a você, eles são parte de mim”. Ao experimentarmos a liberdade da convivência familiar verdadeira, vivenciamos o fenômeno natural da perda de barreiras comportamentais e nos tornamos com o passar do tempo transparentes uns para com os outros. Os nossos segredos, medos, erros são expostos com facilidade se quisermos  viver um relacionamento autêntico.  O conjunto das nossas qualidades e defeitos formam quem nós somos.

A vida familiar cristã exige de nós a comunhão do amor em expressões espirituais como amor ágape, perdão, confissão de pecados, cuidado com os “marginalizados” dentre outros. Infelizmente, uma interpretação egoísta e narcisista  dos fatos que acontecem na vida do outro, leva-nos a nos apropriar de seus defeitos nos induzindo diante das discórdias  comuns da vida comum,  a fazer destes armamentos   bélicos em nossa defesa .

Paulo nos ensina que o caráter cristão aprovado aparece nas divergências (1 Coríntios 11.19).  Espera-se diante delas  posturas congruentes com o perfil do sermão do monte que expressa como deve ser o discípulo de Cristo além da vivência do maior mandamento.  Somente este já basta para não nos apropriarmos das diferenças do próximo. Caso contrário, o inimigo vai estar sempre ao nosso lado.

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Inimigos domésticos

  1. Infelizmente isso existe mesmo… esta semana mesmo ouvi um testemunho de um caso que retrata bem isso. Também me fez lembrar do filme Inimigo Íntimo, já assistiu? Abração. Dori.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s