Cristão, sim; religioso, não

O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito … Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? João 3:6,10

 

Muito facilmente confundimos uma pessoa religiosa com uma espiritualmente autêntica quando o assunto é espiritualidade cristã. Jesus mesmo disse que o joio e o trigo crescem juntos na mesma plantação e nenhum deles será arrancado antes do tempo (Mateus 13.24-30). Por este motivo devemos nos precaver antes de levantar qualquer julgamento sobre a vida de outrem, pois a colheita não nos pertence.

Pessoas religiosas fundamentam a sua espiritualidade em cima de seus ritos, usos e costumes. Elas são sincretistas, julgando aqueles que não compactuam dos seus mesmos hábitos. Jesus foi enfático ao taxar os religiosos de sua época (Mateus 23.1-4).  Nicodemos (joão 3) era um destes que facilmente nos confundem. Ele era bom, ajudou a Jesus em seu julgamento entretanto não entendia como fazer parte do Reino de Deus. Ele entendia que o Reino o aprovaria pelos suas leis, usos e costumes. Entretanto Jesus diz a ele:  “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.João 3:3

Cristãos autênticos, são fruto da graça de Deus (Efésios 2.8-9).  Estes são os únicos capazes de discernir espiritualmente quais propostas são de Deus ou não (1 Coríntios 2.11-14). Quanto aos demais ficam sujeitos ao seu próprio engando (Efésios 2.1; 4.18).

Quando Deus recria, coloca-nos em um processo de gestação espiritual que se concluirá somente na vida eterna.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Cristão, sim; religioso, não

  1. Tenho acompanhado seus escritos e eles estão ajudando-me e muito a refletir sobre diversas situações…que Deus continue a te usar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s