Família, um projeto divino.

Apesar de atualmente as ciências sociais criarem diversas definições para família para tentar atender a demanda social atual, o IBGE ainda entende como família o conjunto de indivíduos que habitam sob um mesmo domicílio. A psicologia já definiu como família nuclear, aquela formada por pai, mãe e filhos em uma determinada casa. Já a definição de família pós-moderna não considera parentesco ou gênero sexual para um domicílio formar uma família. Como as escrituras definem uma família?

Toda a estrutura social do povo de Deus começa com o seguinte projeto de instituição  familiar : O homem como gestor e governador da criação de Deus(Gênesis 2.16-20) , a mulher como sua auxiliadora (Gênesis 2.21-22)  nesta gestão e consequentemente seus filhos como a extensão de sua casa. Estes aprendem com aqueles dois e formam uma nova unidade familiar.

A estrutura familiar criada por Deus era perfeita (Gênesis 2.25), sem contendas, crises ou qualquer traço negativo de caráter que viesses a prejudicar o relacionamento desta casa tanto que o autor de gênesis faz a seguinte nota: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”. A perfeição de Deus na criação familiar faria deles uma só pessoa em pensamento e atitude.

Num momento de omissão do casal um terceiro ser, conhecido como a serpente (Gênesis 3.1-6), faz uma proposta a mulher que cabia ao homem a decisão ocasionando a primeira crise de relacionamento familiar relatada pela história bíblica. Diante da oferta que fez serpente, a mulher antecipou-se e o homem além de omitir-se, também calou-se!

Atualmente, o Adão parece continuar em silêncio, e Eva precisa tomar decisões que não lhe cabem, misturando as funções que Deus outorgou a cada um deles, trazendo as mais diversas anomalias no tecido social e creio que doenças psicossomáticas ao lar. Isto sem mencionar quando nossos filhos e até animais domésticos tornam-se os ditadores de nosso lar. Cada membro de uma unidade familiar, precisa retomar a sua função a fim de manter o projeto divino para ser abençoado novamente.

Anúncios

Um pensamento sobre “Família, um projeto divino.

  1. “E Deus viu que isso era bom”. Enquanto o bom de Deus foi ruim para nós, mesmo o que é bom para nós, será sempre ruim para Deus. Então, para que haja a boa família humana, precisamos da boa orientação que da Palavra emana. Muito obrigado, caro Cláudio, pela boa provocação, que tem a boa companhia dos peregrinos do Reino dos Céus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s