Indiferença

Indiferença! Certamente um dos maiores pecados da humanidade. Mesmo sabendo no  que iria dar, curiosamente fui buscar seu significado no dicionário Aurélio e o que li foi mais catastrófico: Desprezo. Desdém. Desinteresse. Conheço um amigo chegado que luta pelo seu casamento, e diz aos prantos que o mais difícil é lidar com a indiferença de sua esposa que busca a própria “felicidade”. Também tem a história do pai que sofre para que o filho volte para casa. Ele ainda lembra de sua última frase: – Você não tem nada com minha vida.

A indiferença tem vários parceiros de opressão. Dentre os quais podemos citar o hedonismo, o egoísmo e a coqueluche do momento: A felicidade própria. Eu não sei pra que serve felicidade se não for para doar, a não ser que alguém sonhe ficar o resto da vida beijando-se e dizendo eu me amo. Bem, tem louco pra tudo! Eu sei dizer que a indiferença tem feito casais apaixonados tornarem-se indivíduos transtornados. Ela tem feito dos lares uma cópia onírica e grotesca da realidade. Ai mestre, bem que o Senhor estava certo quando disse que nos finais dos tempos a amor iria esfriar.

A contrapartida da indiferença é o amor. Eu não falo aqui de sentimentos enamorados, mas da decisão de compreender alguém diferente de você e tomar atitudes capazes de tornar a vida desta pessoa melhor, mesmo que isso em alguns momentos me faça mal. Altruísta? Mas é exatamente assim que o amor deve ser.  Como diz Victor Frankl  “a salvação do homem é através do amor e no amor”. O amor é a única coisa que salva o ser humano da amargura, da solidão, da tristeza, e claro, da indiferença. Talvez seja por isso que as escrituras dizem que Deus é amor. Ele é o único que poderia ter decidido nos amar incondicionalmente do que somos. Paulo diz que devemos amar tanto as pessoas de modo que sempre nos sintamos devedores do ato de amar. Não precisamos muito para isso, basta termos atitudes. Que tal abraçarmos mais? Ou que acha de beijamos muito mais? Quem sabe dar o braço a uma velhinha para atravessar a rua? O simplesmente olhar nos olhos de alguém e falar pausadamente: EU TE AMO! Tome uma atitude de amar alguém. No final é você que se sentirá amado.

Deixe um comentário